Blog

A Nossa Casa - Sala de Jantar

A Nossa Casa - Sala de Jantar

A tua sala de jantar é muito comum? Queria decora-la de forma diferente? Com originalidade para receber os convidados?🤩💭🥂

Lê este post que vais encontrar a inspiração que precisas para decorar a tua sala de estar. Aponta estas dicas...📝✨👇

1º Peças essenciais para este espaço

A sala de jantar é um espaço dedicado ao convívio, à família e amigos, à boa comida e bebida, desta forma, terá de ser pensado de forma a proporcionar da melhor forma tudo isto.

Independente do tamanho desta divisão da casa, tem que se pensar na disposição correta dos móveis para que exista uma circulação livre. O aconselhável é, no mínimo, 90 centímetros à volta da mesa, já a contar com o espaço das cadeiras com alguém sentado.

Deste modo, tens de escolher de forma mais real possível com a noção clara do espaço e da decoração envolvente dos restantes compartimentos da casa.🥰

✅ Mesa 

O tamanho da mesa e a quantidade de cadeiras depende do espaço disponível e na utilização que darás. Mesmo que tenhas espaço para grandes mesas e vários lugares mas se não utilizares, deves pensar se fará sentido investires ou ocupares com um móvel tão grande.

Também, deves pensar no formato da mesa, pois existem no mercado, pelo menos quatro variações, circular, quadrada, retangular e oval.

As mesas circulares são muito utilizadas para espaços mais pequenos, com flexibilidade quanto numero de lugares, e ideais para famílias com muitas crianças, por não ter cantos.

As quadradas, para além de elegantes, funcionam muito bem quando a sala de jantar é pequena, pois pode-se encostar à parede e obter mais espaço. No entanto, tem limitação de pessoas à mesa.

As mesas retangulares são ideias para espaços amplos ou compridos e para famílias numerosas, pois permitem colocar mais pessoas à mesa.

As mesas com formato oval permitem acomodar mais pessoas do que as circulares e ocupam menor espaço do que as retangulares, perfeitas para quem não quer uma mesa muito grande, mas que permita colocar mais pessoas que o habitual.

Sala de jantar que está envolvente em madeiro

✅ Cadeiras

As refeições devem ser consumidas confortavelmente, o melhor elemento de decoração da sala de jantar que proporciona isso são as cadeiras.

Existem os mais variados modelos no mercado, adequados a todo o tipo de personalidade e de conforto. E, atualmente, não é preciso ter as cadeiras todas iguais, é cada vez mais tendência a variação de cores e formas, desde que partilhem uma característica comum. Assim, como entre as mesas e as cadeiras, não é necessário serem do mesmo material, cor ou estilo.

O importante é que as cadeiras vá de encontro ao tamanho da sala e da mesa, ou seja, não deves ter uma poltrona vintage num espaço pequeno com uma mesa simples e quadrada, ou uns bancos simples para uma mesa rústica retangular. Deves adequar o estilo que queres em todo o espaço envolvente, para uma maior harmonia.

Sala de estar com um conjunto de molduras únicas

✅ Aparador

Caso disponhas de espaço na sala de jantar para adicionar outro móvel, como um aparador, um balcão, uma vitrine ou prateleiras, deves pensar em colocar. Para além de ser um elemento decorativo, também aumenta a capacidade de armazenamento, onde podes colocar os talheres especiais, os copos de cristal e as toalhas de mesa.

Mesa da sala de jantar com tabuleiro de espelho

2º Ambiente

Se estás a pensar pintar as paredes da tua sala de jantar, tem atenção às cores que vais usar e que sensação queres transmitir.

As cores claras, por exemplo, favorecem os espaços mais pequenos, dando-lhes amplitude, luminosidade e sensação de higiene e fresco, e qualquer elemento decorativo com cor fica sempre bem. As cores escuras perfeitamente combinadas com as claras, devido ao contraste, dão uma sensação de profundidade ao espaço.

A iluminação correta da sala de estar é de extrema importância (principalmente para veres o que tens no prato).

Primeiro, deves analisar a luz natural da divisão para perceber melhor as necessidades existentes.

Pensa em manter o equilíbrio entre a luz e a restante decoração. O mais comum é a utilização de uma luz direta sobre a mesa com candeeiros, mas também, pode apostar numa iluminação mais indireta e uniforme, a ideia essencial é criar um clima de conforto e aconchegante.

Para uma iluminação perfeita para diferentes ocasiões pode adquirir um regulador de eletricidade, que permite variar a intensidade de luz no espaço como quiser.

Em grandes salas de jantar podes colocar um candeeiro suspenso ou lustre, pois ilumina mais e preenche o espaço. Em salas mais pequenas, é melhor candeeiros com focos de luz.

O candeeiro de pé, também é uma excelente escolha de acordo com o espaço disponível, que proporciona mais luz e elegância. 

Sala de estar simples e elegante

3º Decoração

Existem os mais variados e distintos elementos decorativos no marcado, que vão ao encontro de todo o tipo de personalidade. Vou enumerar os que mais influencia tem na decoração global da sala de jantar. 

Os espelhos são elementos perfeitos para ambientes mais pequenos, por darem uma perceção maior ao espaço. Para além, de existirem diferentes tipos, com molduras ornamentadas e trabalhadas, a simples.

As molduras ou conjuntos destas, com fotografias ou obras de arte fazem parte da decoração de eleição para a sala de jantar. O ideal será frases e lettering sobre as refeições e imagens ou fotografias de alimentos, para dar vida e cor às paredes nuas. 🖼

Para o chão, os tapetes podem ajudar na decoração e no conforto do espaço, mas é preciso ser bem utilizado. O ideal é que o tapete tenha uma textura baixa para não acumular sujidade das refeições e para facilitar a sua limpeza. É recomendável, que o tapete ocupe todo o espaço da mesa e das cadeiras, mesmo quando estas estiverem ocupadas, para não existir inclinação e desconforto, mas também, evita que enrosque e ou que crie rusga, evitando que os convidados tropecem ou escorreguem.

E, não deves esquecer das belas plantas de interior, que são fundamentais na decoração de qualquer divisão da casa.

Espelho grande numa sala de jantar

Tabuleiro de espelho para sala de jantar

Sala de jantar simples com espelho na parede

Conjunto de molduras com design

Espelho hexagonal dourado para decorar as paredes

Gostaste destas dicas?

Partilha nas tuas redes sociais e comenta!

A tua opinião é importante! ❤️



×